Após fria despedida com Lula, Dunga e a seleção já estão na África do Sul.

Dunga cumprimenta Lula com a mão no bolso, demonstrando visível frieza.

Os elogios públicos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à convocação do time para a Copa da África do Sul e a calorosa recepção governista ao elenco no Palácio da Alvorada não foram suficientes para que Dunga demonstrasse amabilidade e simpatia a Lula. Ao contrário.

O comportamento do técnico chamou a atenção e causou constrangimento ao presidente da República. Não é novo o fato de o técnico não nutrir grande simpatia por Lula. Em 2008, o presidente fez críticas públicas à seleção e irritou o técnico gaúcho, que o atacou durante uma preleção com os atletas.

Os jogadores, no entanto, tiveram atitude bem diferente. Foram levados por D. Marisa a conhecer as dependências do palácio e tiraram fotos do local, como se fossem os tradicionais turistas que visitam a residência oficial, depois de comer pastéis e beber sucos. Todos compareceram ao evento, menos Lúcio e Maicon, que foram diretamente de Milão, onde jogam, para Johannesburgo.

Depois de posar para fotos com os jogadores na frente da Alvorada, Lula se reuniu com o time e disse que falava, naquele momento, não como presidente da República, mas como um dos 190 milhões de brasileiros que se consideram técnicos e entendidos de futebol. Lembrou que os jogadores são “idolatrados” pela população e que todos os times entram na Copa com o desejo de ganhar do Brasil. Lula desejou que a seleção regresse vitoriosa ao País, mas observou que, se a conquista não ocorrer, os atletas não terão o valor diminuído.

A seleção fez uma “escala técnica” em Brasília antes de seguir para a África do Sul. O ministro do Esporte, Orlando Silva, que acompanhou o encontro dos jogadores com o presidente, declarou que Lula destacou a “confiança no grupo”, que o técnico Dunga “montou uma equipe forte e coesa” e que “o Brasil vive um momento mágico”. Acrescentou ainda que todos devem ter confiança de que tudo dará certo. “Confio na seleção e sei que os atletas vão dar o máximo de si”, afirmou Lula. De acordo com relato do ministro, o presidente avisou que estará presente na final da Copa, em 11 de julho. Lula justificou que, como o Brasil organizará a próxima Copa do Mundo, precisa estar lá “para receber o bastão”.

Na entrevista depois do encontro de Lula com os jogadores, Orlando Silva declarou que há 40 anos a seleção não ia a Brasília para se despedir de um presidente da República antes de embarcar para a Copa. O ministro disse que o presidente já demonstrou que é “pé-quente” e a prova disso é que “trouxe não só a Copa como a Olimpíada para o Brasil”.

Orlando Silva não acredita que o resultado do Mundial tenha efeito nas eleições de outubro. “A seleção brasileira está acima de partidos. Isso não tem efeito político. Todos vão torcer pela equipe”, declarou o ministro, que cometeu um ato falho ao responder se uma possível derrota da seleção poderia prejudicar o desempenho da candidata petista, Dilma Rousseff. “A derrota é boa”, afirmou, corrigindo em seguida seu ato falho. “A derrota não. A vitória do Brasil. Está todo mundo torcendo.”

Já em solo africano, Dunga garante em sua primeira entrevista coletiva que Kaká estára 100% até à estréia – o jogador teve uma lesão na coxa esquerda. A 15 dias do início da Copa do Mundo, Dunga externou o espírito da sua equipe. Os jogadores chegaram a Joanesburgo excitados, postando frases no Twitter, e irradiando alegria. Apesar do jeito carrancudo de sempre, o técnico sorriu quando foi questionado sobre os argentinos.

“Se Maradona prometeu ficar pelado caso seja campeão, o brasileiro só prometeu trabalho. Com relação ao sexo, liberado na concentração dos hermanos, os nossos jogadores só terão esse direito nos dias de folga.”

Com o time na mão, o treinador sabe que não precisa de psicólogo para motivar o elenco. Como quase sempre diz nas suas declarações, ele falou em como conseguiu resgatar o orgulho do jogador em vestir a camisa amarela do Brasil.

Anúncios
Publicado em Sem categoria. Leave a Comment »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: