Manaus – a Copa da Amazônia

Indo na mesma mão do projeto transparência, Manaus na Copa 2014 também dispõe de um site no portal da transparência: http://www.transparencia.gov.br/copa2014/manaus/

O Projeto Copa 2014 é um projeto complexo, no qual algumas decisões foram tomadas baseadas nas melhores estimativas disponíveis.  Com a decisão de localização do estádio foi assim.  Só o estádio e entorno deve custar aproximadamente R$500 milhões – nossa estratégia frente a FIFA para ser uma cidade selecionada foi de fazer um estádio único, com espírito amazônico (dado o desenho de cesta indígena),o que certamente onera o projeto.  Para contrabalancear estes custos, consideramos três itens adicionais:

1) a valorização do entorno do estádio, que em grande parte já pertence ao estado, o que pode ser vendido ou concedido com grande rentabilidade, especialmente considerando-se a ótima localização do empreendimento na geografia de Manaus;

2) a venda de direitos de marketing (conhecidos como naming rights) sobre um estádio que é central na cidade e é visto constantemente no dia-a-dia de todos;

3) a possibilidade da criação de um grande centro comercial, a rivalizar com os grandes shoppings da cidade, acoplado ao estádio, o que só seria possível se o estádio estiver em local de grande circulação da cidade.

Resumindo, de um lado a demolição do Vivaldão e por outro lado valorização imobiliária, marketing e centro comercial.

Localizado entre o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e o Centro Histórico de Manaus, o Estádio Vivaldo Lima, conhecido como Vivaldão, será reconstruído para os jogos da Copa 2014. Conforme o Governo do Estado do Amazonas, a capacidade do estádio será de aproximadamente 48 mil pessoas. O projeto prevê a construção de cobertura fixa para as arquibancadas, restaurante, estacionamento subterrâneo para carros e ônibus e acessos planos para portadores de necessidades especiais. O estádio também terá sistema de reaproveitamento de água da chuva e ventilação natural para redução do consumo energético.

Escolhemos então a melhor localização. Vantagem adicional: inclui o plano de passagem dos novos meios de transporte público:

Monotrilho Norte – Centro ( Irá ligar da Cidade Nova ao Centro)

Conforme o Governo do Estado do Amazonas, será construída, na capital amazonense, a linha Norte-Centro que fará ligação entre os terminais de ônibus Cida de Nova e Largo da Matriz, por meio de sistema de monotrilho – trem com tração elétrica que se desloca sobre uma viga com borrachas laterais para guia e estabilização.

Os monotrilhos serão construídos em duas fases:

Primeira Fase: Terminal de Integração Constantino Nery – Terminal de Integração Cidade Nova, com seis estações e ligação entre o Terminal de Integração Santos Dumont e o Terminal de Integração Arena.

Segunda Fase: Terminal Constantino Nery – Terminal de Integração da Matriz, com sete estações e transformação do Terminal de Integração Constantino.

E também:

BRT Eixo Leste-Centro

Segundo o Ministério das Cidades, o atual sistema de transporte urbano de Manaus (AM) será modificado com a obra BRT Eixo Leste-Centro de 77,3 km de extensão que será integrado ao projeto Monotrilho Norte-Centro. Terminais de integração e estações de monotrilho serão implantados em pontos estratégicos para agilizar uso de transporte coletivo na cidade.

O BRT (Bus Rapid Transit), ou TRO (Trânsito Rápido de Ônibus),é um transporte coletivo sobre pneus integrado à uma rede de corredores e linhas, com estações fechadas niveladas ao piso do ônibus objetivando a redução dos tempos de embarque e desembarque de passageiros.

Não foi uma decisão simples e certamente envolve um número de riscos. A decisão por Manaus de cidade-sede foi tomada em meio a uma disputa ferrenha sobre qual cidade seria escolhida para a Copa; Belém, por exemplo, optou por um projeto bem menos imponente e complexo. Nossas forças: ousadia, respaldos econômicos, sociais, culturais, que conquistaram em escala global os detentores do poder de escolha da FIFA. Vale lembrar que o presidente Lula deu total impulso a termos 12 cidades-sede e não 8, para unir todos as regiões brasileiras.

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